quarta-feira, 4 de abril de 2018

Saia da caixa #001 - Introdução (alguns pontos que precisam estar bem claros)

Antes que as pedras aprendam a voar é melhor abrir o jogo pra que ninguém se sinta iludido
Bem vindo a primeira temporada da série Saia da Caixa. Minha pretensão é apresentar uma coleção de assuntos que propõe criarmos uma terceira via, uma outra opção além das que já estamos habituados e que na grande maioria das vezes não promovem nenhuma ou quase nenhuma solução viável para um viver mais livre e com mais resultados positivos.  Mas antes de entrar nestes temas, preciso que fique muito claro, para os leitores, o conjunto de valores que estão embutidos nesta coletânea de artigos. Pois bem: creio que a maioria dos meus leitores tem a consciência de que sou cristão e como tal, tenho uma cosmovisão cristã da vida. Minhas opiniões, ideias e ideais são, e provavelmente continuarão sendo, influenciadas pelos princípios que eu creio e procuro seguir. Evidentemente, isto não impede que, mesmo aqueles que não seguem esta regra de fé, não possam ser beneficiados pela leitura e também não estão, de forma alguma, impedidos de opinar, discordar e contribuir para que possamos crescer juntos. Apenas considero válido este tipo de elucidação para que ninguém seja pego de surpresa.

Vamos lá: nós que vivemos neste quinhão de terra, cercados por uma linha imaginária que delimita um território que alguém resolveu chamar de Brasil, temos assistido, principalmente nos últimos trinta anos, uma espécie de degradação social, cultural e política, responsável por ânimos acirrados e envolvidos numa espécie de loop existencial  que parece nunca chegar ao fim. Como vivemos naquilo que se chama, república democrática, estamos habituados a tentar, pelas tais vias democráticas, promover as mudanças necessárias, através do voto, nas já não tão confiáveis urnas eletrônicas. Acontece que ano após ano, aquilo que era para mudar e melhorar parece ter tido um efeito indesejável. Fomos e somos ensinados a depender do establishment para sanar nossas demandas da vida cotidiana, esperando do ineficiente aparato estatal uma solução que se mostra cada vez mais longe de se materializar. Por outro lado, parte da população ainda esperançosa, continua alimentando seu sonho de nação apostando suas fichas sempre na próxima eleição e uma outra parte já perdeu a esperança e parece estar anestesiada. Mas será que existe uma outra solução? Uma outra forma de contornar as dificuldades e seguir em frente?

É sobre isto que iremos discutir e aprender, juntos, nesta série de textos. É óbvio que eu não possuo uma solução mágica, mas tenho alguns conceitos, aprendidos ao longo do anos, que desejo compartilhar com você para uma análise, aplicação e melhoria. Por isso estou te convidando para acompanhar esta coleção de visões que batizei de: Saia da Caixa, com direito a hashtag e tudo! Então, #SaiaDaCaixa

8 comentários:

  1. Mencionar que você possui uma cosmovisão cristão não me ajudou muito a compreender as bases sobre as quais irá construir seus pensamentos. Isto porque, da mesma forma que existem uma infinidades de denominações cristãs, existem igualmente uma infinidade de cosmovisões cristãs.

    A propósito, não sei se está claro para você, mas cosmovisão refere-se à forma como as pessoas compreendem a realidade que as cercam, de modo a influenciar nossas decisões e ações.

    Quantos aos últimos 30 anos que você mencionou, este movimento já vem acontecendo a mais de um século, especialmente quando começamos a deixar o modernismo de lado para adentrarmos no prós-modernismo. Este movimento ainda não possui um nome que o identifique claramente, motivo porque o chamamos de pós alguma coisa, mas trata-se de um movimento lento e contínuo. Porém, uma coisa é certa, ele influência todos os aspectos de nossa sociedade, e inclusive eclesiologicamente falando, e acredito que uma melhor compreensão dele é necessária antes de se propor novos modelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário. Apenas deixei claro, que muitos dos assuntos e propostas que vou levantar aqui, tem por base a minha compreensão da realidade que é influenciada pela minha fé em Jesus Cristo.

      Quando eu me refiro aos últimos 30 anos é justamente para não criar uma série de divagações e discussões intermináveis. Pois este ponto de partida de uns trinta anos para trás vai ser importante na maneira como eu pretendo tratar do assunto.

      A ideia é apenas demonstrar que é possível, mesmo com todas as amarras impostas sobre nós, criar alternativas que nos tornem menos dependentes do estado.

      Como eu mencionei no texto, meu objetivo não é impor um conceito, mas expor pensamentos e debater as possibilidades e aprender mais sobre o assunto, pois enquanto estes ideais estiverem apenas comigo eu posso estar me apegando a equívocos.

      Deus o abençoe! Acompanhe os artigos e faça seus comentários, que serão sempre bem vindos.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom,
    pensar e discutir é sempre bom.

    É verdade,parece que a anod estamos andando para traz, o valor da vida, a vergonha a desmoralizarão cultural a corrupção.

    #vamosResistir

    Parabens pelo seu trabalho amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucas. Fique atento aos próximos artigos e contribua com suas ideias. Quem sabe juntos possamos construir uma parte daquilo que outros julgam ser apenas uma utopia.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Paz do Senhor varão hoje mais que antes tentamos viver uma vida que pouco foi ensinada dos anos 2000 em diante onde a maior parte de tudo isso são pessoas que não mais se preocuparam com o vem no futuro os bons princípios foram se degradando de uma forma gigantesca no nosso meio e a parte que não quer calar é porque ser cristão ? Eu igual vc sabemos que para uma boa convivência nos dias de hoje precisamos entender mais sobre a palavra de Deus para chegar ao divisor comum e onde não é mais tão aceito no meio dos homens fica difícil mais mantendo a fé a oração e aplicando oq se aprende não seremos os melhores mais faremos a diferença parabéns aí amigo sempre que vc puder marca meu nome aí com alegria vou prestigiar pois sei da onde Deus me tirou e onde me colocou abrs querido e fica na paz do nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário irmão. Fique atento aos próximos artigos. Grande abraço.

      Excluir
  5. Paz do Senhor varão hoje mais que antes tentamos viver uma vida que pouco foi ensinada dos anos 2000 em diante onde a maior parte de tudo isso são pessoas que não mais se preocuparam com o vem no futuro os bons princípios foram se degradando de uma forma gigantesca no nosso meio e a parte que não quer calar é porque ser cristão ? Eu igual vc sabemos que para uma boa convivência nos dias de hoje precisamos entender mais sobre a palavra de Deus para chegar ao divisor comum e onde não é mais tão aceito no meio dos homens fica difícil mais mantendo a fé a oração e aplicando oq se aprende não seremos os melhores mais faremos a diferença parabéns aí amigo sempre que vc puder marca meu nome aí com alegria vou prestigiar pois sei da onde Deus me tirou e onde me colocou abrs querido e fica na paz do nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir