sábado, 2 de setembro de 2017

O Exemplo de Daniel!

O texto bíblico que narra a história de Daniel na cova dos leões é uma projeção da vida de um seguidor de Cristo nesta terra. A propósito, os leões não estavam dormindo!
Se você é cristão, já conhece a história do profeta Daniel, que foi lançado na cova dos leões e sobreviveu ileso. Se você não é cristão, é provável que já tenha ouvido falar a respeito, pois trata-se de uma peça literária bastante difundida dentro e fora do cristianismo e do judaísmo. Mas uma das característica que sempre me impressionam nos textos sagrados é que, a cada re-leitura uma nova porta se abre para que mergulhemos mais profundamente na mensagem. É justamente o meu último mergulho que vou compartilhar com os leitores deste blog.

O Texto citado se encontra no antigo concerto, ou velho testamento, no livro do profeta Daniel. Não quero me ater a história literal mas naquilo que pode ser revelado através dela, transpondo o cenário para uma realidade maior atrelada aos nossos dias, dentro da era da Igreja de Cristo. Entendo, num rápido e pobre resumo, que a cova dos leões é uma representação do mundo em que vivemos, Daniel é uma imagem dos fiéis a Deus e os leões traduzem o mal que quer extirpar a fé deste planeta. Mas se ampliarmos o leque de informações contidas no enunciado, enxergaremos vários aspectos da vida neste plano e quero pontuar apenas alguns.

A primeira questão que me vem a mente é: Daniel sentiu medo? Creio que sim. Afinal ele estava em um lugar onde o cheiro da morte deveria ser insuportável, o ambiente desagradável e a presença das feras não contribuíam, em nada, para cultivar momentos de paz e tranquilidade. Não tenho dúvidas de que não foi fácil pois o próprio Jesus nos garante, no Evangelho escrito por João (capítulo 16 e verso 33), que este mundo é um lugar de aflições e insegurança para aqueles que optam pela fidelidade a Ele.

Em segundo lugar a pergunta é: Os leões queriam atacá-lo? Não tenho nenhuma dúvida quanto a isso. Deveriam estar famintos e sedentos por carne fresca e por estarem impedidos de o fazer deveriam estar mais raivosos ainda. Afirmo isso, mais uma vez, com base em outro texto bíblico que está na primeira epístola de Pedro, no capítulo 5 e verso 8 que diz: "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ...". Ao contrário do que diz uma canção, os leões não viraram travesseiros. No texto fica claro que Deus apenas fechou a boca dos leões, mas não os colocou para dormir e certamente eles passaram todo o período esperando uma oportunidade para devorá-lo.

O texto é uma instrução para nós, que tentamos viver em concordância com o Evangelho. Estamos na cova, rodeados de leões famintos, prontos para nos devorar. Não cabe a nós tentar pará-los, pois não possuímos a força necessária para tal. Temos que seguir o exemplo de Daniel e apenas confiar que o nosso Deus irá tomar as providências necessárias para sobrevivermos e ao final sairmos da cova para a alegria do Rei.

A vida cristã não é um mar de rosas. Não estamos neste mundo para sermos queridos, para sermos estrelas, mas para sermos os protagonistas de um conto permeado de dificuldades mas, com um final feliz. Que o mesmo Deus de Daniel possa nos fortalecer para encaramos os leões que aparecerão em nossa caminhada. Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário