segunda-feira, 17 de abril de 2017

Será que Deus quer que você se perca?

E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Mateus 19:24
Já vou logo avisando que este artigo é para cristãos. Então, partindo do pressuposto de que você é um cristão, eu quero te fazer uma pergunta. Você crê na Bíblia? Crê que as Sagradas Escrituras contém a Palavra de Deus revelada para os seres humanos com o propósito de nos instruir e fortalecer para alcançarmos uma plena comunhão com o nosso Criador? Então você crê que o que está escrito em Mt 19:24, é a mais pura verdade. Ora, se você crê nisto, porque continua nesta busca tresloucada por riquezas materiais? Também não adianta querer minimizar o texto com explicações absurdas de que o camelo era uma especie de corda e que buraco da agulha era uma espécie de portinhola nos muros de Jerusalém. Não existe respaldo bíblico e nem histórico para tais afirmações. Cristo utiliza-se deste adágio popular para comunicar uma impossibilidade. O apego aos bens materiais nos afasta de Deus pois exige total dedicação tando para sua obtenção como para a manutenção das riquezas adquiridas tornando praticamente impossível para o abastado dedicar-se a servir a Deus. Em Mateus 6:24 Jesus outra vez nos adverte que não podemos servir a Deus e ao Dinheiro. Ou você serve a Deus ou vai ganhar dinheiro.

Não estou dizendo que você não deve trabalhar para ter o seu sustento. Claro que precisamos trabalhar. Também não estou afirmando que você não pode ter muito dinheiro. Não é isso. No texto apresentado temos um jovem muito rico que quer seguir a Jesus. Trata-se de um jovem que segue os preceitos da religião, cumpre os mandamentos, etc. Mas Jesus faz uma espécie de teste dizendo que, para ele ser perfeito, deveria vender todos os seus bens, distribuir aos pobres e então segui-lo. O jovem fica triste e vai embora, demonstrando que não tinha a intensão de se desfazer de suas riquezas. Jesus nos chama atenção para o problema do apego as coisas materiais. No sequência do texto os discípulos ficam admirados e chegam a conclusão de que ninguém pode se salvar. Jesus confirma esta verdade mas também afirma que Deus tem poder para reverter esta situação.

Em relação as muitas posses chegamos a um ponto mais ou menos assim: Existe uma remota possibilidade de alguém ser muito rico e mesmo assim se entregar a Deus. Mas a questão é que: quando você se entrega a Deus de todo o coração e entendimento, você passa a entender e enxergar o evangelho da maneira como Cristo enxerga. Isto faz com que você se desapegue das coisas materiais e não tenha mais necessidade de ser rico. Resumindo, você entra num ciclo sem fim onde: o convertido não se importa mais com acúmulo de riquezas e se ele continua preocupado com isso é poque não se converteu e precisa de conversão para desapegar. Isto nos leva a compreender que, quando Jesus diz que é praticamente impossível para um rico entrar no Reino de Deus Ele está dizendo exatamente isso. Pois é humanamente impossível passar um camelo pelo buraco de uma agulha, exceto para Deus, pois para Ele não existe impossível.

Agora vamos tentar responder a pergunta do título desta postagem. A resposta é não! Deus não quer que ninguém se perca mas Satanás quer que todos se percam e por isso nos oferece riquezas, fama e glória. Antes que você me excomungue, vamos olhar o texto bíblico. O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: "Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se você me adorar, tudo será seu". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’ (Lucas 4:5-8). Este texto mostra que quem oferece coisas materiais em troca de adoração é o próprio diabo. Também não estou afirmando que Deus não prospera materialmente as pessoas. Deus tem poder para isso e é soberano para fazer ou não. Só que Deus não prospera seus servos para ser adorado, ou seja. Deus não compra a sua adoração. Deus prospera quem Ele quer pelas razões que Ele mesmo determina. Não é por mérito, pois se dependesse disso, ninguém receberia nada de Deus.

Espero que este artigo lhe ajude a desenvolver uma vida cristã voltada exclusivamente para Deus, independente de seu status financeiro e material. Uma vida onde nossa maior riqueza seja a certeza de qque somos filhos de Deus, Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário