terça-feira, 16 de junho de 2015

Os Pilares da Fé Cristã

Tenho observado, nos últimos anos, um acirrado embate teológico entre os defensores dos mais variados pontos de vista a respeito da fé cristã. Arminianos, Calvinistas, Pré Milenistas, Amilenistas e Pós Milenistas, enfim, cada um defendendo sua posição particular e produzindo mais calor do que luz. Ortodoxos, pentecostais, reformados, liberais, conservadores, entre outros, numa disputa sem fim para provar ao outro a certeza pessoal de possuir a verdade absoluta, como se fosse tão simples assim para um mero mortal ser o detentor da ciência de todas as coisas.

Estas situações acabam gerando muitas dúvidas de todos os lados, que mais prejudicam e nos afastam de Deus do que nos aproximam do mesmo. Não sou teólogo, mas entendo que devemos nos ater aos pilares da fé. Mas que pilares são estes? São aquelas certezas incontestáveis comuns a todas as vertentes e que podem ser chamadas de universais. Por exemplo: Deus criou todas as coisas! Não importa sua vertente cristã. Todos que professam o cristianismo creem nesta verdade, logo ela é um pilar da fé.

Obvio que não vou conseguir elencar todos os pilares, mas quero citar alguns que me dão a certeza de estar no caminho certo independente da linha teológica que sigo ou simpatizo.

  • Deus criou todas as as coisas.
  • Deus criou o homem
  • O Homem pecou perdendo a comunhão com Deus
  • Jesus morreu na cruz para nos resgatar
  • Jesus ressuscitou e subiu aos céus
  • Jesus voltará para regatar a Sua igreja
  • Haverá um grande julgamento
  • Depois disso haverão novos céus e nova terra.
Evidentemente esta é uma lista bem resumida mas serve para dar uma ideia do que estamos tentando lhe dizer. Não importa se o fruto do pecado foi a desobediência ou o fato de o homem não crer em Deus, se era uma maçã ou outra coisa o fato é que o homem pecou contra Deus. Não interessa se Jesus irá voltar antes da grande tribulação, durante ou depois desta. O importante é que ele vai voltar. Se todos atentarmos para os pilares respeitando as diferenças de cada um poderemos viver em comunhão e parar com estas disputas teológicas inúteis que nos fazem perder tempo precioso, pois enquanto discutimos teorias as almas perecem lá fora. Pense nisso.

Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário