quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

É ou não é de Deus?


Eu tenho uma lógica para raciocinar, quanto aos caminhos que devemos seguir, que é a seguinte: a partir do momento que reconhecemos a soberania de Deus, entendemos nossa condição de afastados de Deus pelo pecado e compreendemos que a única maneira de reatarmos a comunhão com Deus é através do sacrifício feito por Jesus. Este raciocínio nos diz para entregarmos nossa vida a Cristo. Uma vez que entregamos a nossa existência nas mãos do nosso criador sabemos que o Espírito Santo vem fazer morada em nós e passamos a ser guiados por Ele.

É evidente que a divindade não vai colar um post-it em sua geladeira dizendo o que você deve fazer. Mas eu creio que o Espírito Santo nos orienta em nossas decisões, sonhos e desejos de forma que nos tornemos verdadeiros servos que buscam agradar a Deus. Ora, posso então afirmar que Deus, através de Seu Espírito, influencia meus pensamento e me proporciona ideias, projetos e ideais em minha caminhada com Cristo. Mas como discernir se um projeto é realmente da parte de Deus ou apenas uma manifestação do meu eu em busca de prazeres e realizações pessoais que não tem foco no outro mas penas em mim mesmo? As respostas estão na oração e na meditação da Palavra de Deus.

Na oração que o próprio Jesus nos ensinou, que não é para ser repetida mas serve de modelo daquilo que é relevante quando oramos a Deus, existem dois trechos que considero de suma importância para este caso.

  1. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu.
  2. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
No primeiro caso entende-se que o cristão que está preocupado em fazer a vontade do Pai certamente o fará, pois o próprio Espírito o capacitará para tal. O Salvo em Cristo Jesus tem sua mente blindada para não ser influenciado por aquilo que não provem do Senhor. Paulo, em efésios, compara a Salvação a um capacete. Capacete serve para proteger a cabeça, neste caso a mente.

No segundo caso, Jesus nos orienta a pedir a Deus para que não venhamos a cair nas armadilhas e que nos livre do mal. Se verdadeiramente cremos nisso e desejamos estas coisas podemos ficar tranquilos pois o próprio Espirito nos ajudará a discernir o bem do mal e a tomarmos as decisões acertadas quanto aos nossos sonhos e projetos. Não se engane, só há um caminho a seguir e este caminho é Jesus. Devemos buscar em sua palavra as orientações para quando tivermos algum tipo de dúvida. Em resumo precisamos ter um relacionamento com Deus que se dá através da oração e da meditação nas Escrituras.
"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Filipenses 4:8"

Nenhum comentário:

Postar um comentário