segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Por que gravar um álbum DIY?

Você sabe o que é DIY? Trata-se do da abreviação de Do It Yourself, algo como: Faça Você Mesmo. A prática embora seja algo que sempre existiu, ganhou força com a cena punk inglesa no fim dos nos 70 e início dos 80. Basicamente o DIY acontece quando o indivíduo realiza algo fora dos padrões "convencionais" ou a margem dos meios "oficiais". É bastante utilizado na produção cultural mas vem ganhando força em outras áreas: tecnologia, construção, etc. A iniciativa do Linux é um ótimo exemplo disso. Mas vamos nos ater a produção cultural.


Quando resolvemos gravar nosso primeiro álbum, após muita conversa optamos pelo método DIY, ou seja, nós mesmos vamos executar todo o processo de gravação, mixagem e masterização das faixas do álbum bem como a produção dos CDs, capas, etc. Porque optamos por isso? Porque é honesto e legal. Poder ver este álbum acontecer, cada passo, cada erro, cada acerto é como criar um filho. Não temos ideia do resultado final, mas temos a certeza de que será honesto e terá o nosso DNA impregnado em todo o processo de produção. Tivemos até uma proposta, muito boa, de pessoas altamente capacitadas tanto tecnicamente quanto musicalmente e podem até dizer que somos loucos o que é verdade. Mas recusamos, não porque somos melhores, não é isso! Mas porque queremos realizar algo que seja nosso de verdade.

Desvantagens

Creio que a maior desvantagem em gravar um álbum sem a produção de alguém que já está no ramo é que você terá que aprender aquilo que ele já sabe. Este aprendizado implica em mais tempo para atingir os resultados desejados. Outro fator são os equipamentos pois com seus próprios recursos você não terá a sua disposição tantos modelos de mics, amps, etc. Mas quem disse que isso é problema, veja um exemplo do produtor Paulo Anhaia em seu projeto Mix In The Box. Mas existem as vantagens.

Vantagens

Por outro lado eu vejo muitas vantagens em se optar pela produção própria. Então vamos a elas:

  • Aprendizado - O conhecimento que podemos adquirir com uma empreitada destas não tem preço, pense quantos cursos seriam necessários.
  • Controle - Se a sua curva de aprendizado for boa, seu controle sobre o resultado final será melhor, pois por mais que um produtor seja bom só você sabe o som que está na sua cabeça.
  • Satisfação - É algo que também não tem preço. O prazer de apresentar algo que você mesmo fez é muito massa. Recentemente soube de um grupo que lançou um CD mas grande parte do instrumental foi gravado por músicos de estúdio. Ficou tufo perfeito, lindo e maravilhoso mas não são os caras que estão tocando! Que graça existe nisso?
  • É totalmente Punk - Essa coisa de meter a mão na massa e sair do establishment é totalmente punk rock.
Então, essas são as razões pelas quais resolvemos gravar por nossa própria conta e risco. E pode ter certeza. Vai ficar bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário