segunda-feira, 4 de junho de 2012

Hydrogen - Um baterista no PC

Um dos maiores problemas na hora de se gravar uma música em um home studio é a captação da bateria. A gravação de uma bateria requer muitos microfones além de horas de tratamento para retirar os vazamentos em cada canal. Também é possível gravar com apenas um ou dois microfones pegando o instrumento de uma forma geral, mas vai por mim, não fica muito bom, há não ser que você tenha uma sala tratada acusticamente.

Se você não possui os recursos citados acima uma boa pedida é uma drum-machine ou seja, um sequenciador para criar a bateria virtualmente. Antes de torcer o nariz é bom lembrar que os sequenciadores evoluíram muito e produzem resultados bastante satisfatórios. Dentre estes aplicativos quero destacar o Hydrogen. Trata-se de uma aplicação livre distribuída pela GNU General Public License. Uma aplicação completa e simples de utilizar (imagem).
Hydrogen 0.9.6 para Windows
É evidente que o programa não irá substituir um baterista humano, mas quebra um galhão e os resultados são surpreendentes. Confira uma amostra clicando aqui. O Programa trabalha com amostras de sons normais e você pode montar suas próprias bibliotecas. Também é possível controlar a intensidade das batidas. Existem ainda as opções Humanize que muda a intensidade das batidas de forma aleatória e a função swing que dá uma quebrada no tempo. Vale a pena experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário