terça-feira, 15 de maio de 2012

A indústria e a música.

Desde o surgimento do formato MP3, que permitiu a compactação de arquivos de áudio facilitando, o compartilhamento dos mesmos através da grande rede mundial de computadores (internet), tem-se falado e escrito sobre como o download de músicas vem prejudicando a indústria fonográfica em todo o planeta.
Foto com diretos livres por www.sxc.hu

Custo

Não se pode e nem se deve negar que produzir um trabalho de qualidade técnica tem custo. Mas este custo já foi muito maior do que é hoje em dia, dadas as facilidades tecnológicas da atualidade. Além disso a aquisição de equipamentos e instrumentos de qualidade também se tornou mais fácil e viável a todos. Logo, hoje é muito mais fácil e barato produzir música com excelente qualidade técnica.

Distribuição

Também não se pode negar, que as grandes gravadoras possuem uma rede de distribuição forte e consolidada para levar o produto musical aos quatro cantos da terra, mas temos que concordar que não chega aos pés do poder de divulgação da internet, além do fato de que a grande e esmagadora maioria dos artistas não está na indústria fonográfica e não se beneficia da estrutura logística da mesma.

Lucro

Este é outro ponto importante. Pois é sabido que quem realmente lucra com a indústria da música é a indústria. Normalmente os artistas recebem uma pequena parcela do lucro obtido com a comercialização de material musical. Se isso não fosse verdade veríamos muito mais artistas reclamando dos malefícios da chamada pirataria do que industriais do ramo.

Compartilhamento

O mundo mudou assim como mudou a maneira de se distribuir conteúdo. O compartilhamento de arquivos é uma realidade sem volta e a música não pode ficar fora disso. Não é pequeno o número de artistas que optou pela livre distribuição de seus materiais e obteve muito mais lucro através das contribuições espontâneas do que vinha obtendo pela distribuição tradicional comandada pela indústria da música.

Fato

Muitas bandas que hoje eu compro jamais teria conhecido se não fosse pela internet e não teria comprado se não houvesse baixado antes para ouvir e avaliar, não somente a qualidade técnica da gravação, mas principalmente o conteúdo intelectual, cultural, moral, etc da música. Coisa que nem sempre a "indústria" leva em consideração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário